Uso
A bandeira olímpica, com seus anéis, é usada como um símbolo internacional de paz, união e solidariedade. Apesar de alguns símbolos, como a chama e o tema olímpicos, serem usados apenas durante os jogos, a bandeira fica hasteada durante todo o ano. Ela também é usada para permitir que participantes de países que não são representados participem dos jogos como atletas independentes.
Continuidade
Ao final de cada edição dos jogos olímpicos, o prefeito da cidade anfitriã passa a bandeira olímpica para o prefeito da próxima anfitriã, onde ela fica por quatro anos, até os próximos jogos. Durante a cerimônia, a bandeira da Grécia antiga é hasteada para simbolizar a história dos jogos. Desde os jogos da Bélgica, em 1920, a bandeira original foi passada de cidade em cidade, por 68 anos, até 1988. Agora, ela está guardada no Museu Olímpico, na Suíça.
Cerimônia de hasteamento
A bandeira olímpica é hasteada na cerimônia de abertura das Olimpíadas. Ela é levada, na posição horizontal, ao estádio olímpico por atletas e hasteada em um mastro. Enquanto a chama olímpica queima no estádio ela permanece hasteada. Na cerimônia de encerramento a bandeira é recolhida e entregue ao prefeito da cidade sede das Olimpíadas para os jogos seguintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário