Regras Básicas do Handebol
Área do Gol
Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode
permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com
um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado
lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a
bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em
prejuízo para a ação do adversário.
Goleiro / Gol
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da
quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso
apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só
será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente
a linha de gol por, dentro da baliza.
Manejo da Bola
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa
de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e
joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando
no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir
ou manejar a bola com os pés.
Comportamento Para com o adversário
Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão
do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o
caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário
com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as
mãos.
Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a
linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou
pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O
tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá
colocar a bola em jogo.
Bola ao chão
A bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das
áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes;
interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como
infração as regras.
Escanteio
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora
ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O
lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral,
do lado onde a bola tenha saído.
Lance lateral
O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a
linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha
lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro
poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito
da cobrança a equipe adversária.
Lance de 7m
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o
adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão
permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé
fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.
Lance livre
É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um
jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol;
lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro;
execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro
de meta e 7m; atitude anti desportiva.
Execução
Antes da execução de todos os lances citados acima a bola deverá pousar na
mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição
regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar
batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado
e aplicar reversão da jogada.
Punições
Cartão Amarelo
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas,
por reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar
indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.
Dois Minutos: - Este
apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve permanecer fora
da partida durante um período de dois minutos (que será controlado pelo
cronometrista), e após podendo retornar ao jogo com permição da mesa de
arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos, esta
punição é geralmente aplicada a faltas desnescessárias e a substituições
incorretas.
Cartão Vermelho: (ou desqualificação)
Ao ser aplicado um Cartão Vermelho o jogador deve retirar-se da quadra, não
podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar mais a partida. O
time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e após pode
completar o time com outro jogador. (O jogador que receber mais que 3
"Dois Minutos" durante a partida é automaticamente desqualificado,
sofrendo todo o processo acima descrito)
Exclusão
Este é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de
agressão física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a
quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim
da partida com um jogador a menos.
Localização da Arbitragem
O jogo é dirigido por dois árbitros, assistidos por um secretário e um
cronometrista.
Os Árbitros
Os dois árbitros(juízes) atuam em conjunto tanto nos lances de defesa e ataque
de ambos os times. (geralmente um árbitro se situa na linha de fundo, de um
lado da quadra, e o outro na linha de meio campo, do outro lado da quadra).
Eles atuam em cooperação e suporte mútuos, observam além do foco do jogo,
todos os outros jogadores.
O Secretário
Este fica sentado na mesa de arbitragem, possui a súmula da partida e deve
computar todas as estatísticas do jogo, para auxiliar os juízes (tal como:
número de gols; quem marcou o gol; número de cartões amarelos, dois minutos e
faltas de cada jogador).
O Cronometrista
É quem controla o tempo da partida, também está sentado à mesa de arbitragem.
Possui um cronômetro que deve ser interrompido toda vez que os juízes ou os
técnicos dos times assim solicitarem. Também é sua função cronometrar os lances
de "dois minutos", sendo ele responsável pela volta do atleta ao
jogo.
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