3º ano
REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª CRISTIANE
As 5 capacidades
do ser humano desenvolvidas durantes as atividades físicas são: agilidade,
flexibilidade, força, resistência e velocidade.
Para calcular o I.M.C.
usamos a seguinte fórmula __peso _ .
alt. x alt
Freqüência
cardíaca de repouso – medida ao acordar, e freqüência cardíaca máxima é 220 – a idade.
Ginástica de alto impacto conhecido assim devido os grandes números de saltos e saltitos. Acarretando lesões
articulares aos seus praticantes.
Sintomas da hipertensão: forte
dor de cabeça, tontura, visão turva, dor no peito, ansiedade e sensação de mal
estar, então diminua o sal e pratique exercícios.
Fatores de risco modificáveis ( fumo, sedentarismo, má alimentação ,
álcool e estresse) e fatores de risco não
modificáveis ( hereditariedade, envelhecimento e etnia).
SISTEMA ÓSSEO E MUSCULAR
Os ossos são tecidos que
desempenham várias funções tais como reservatório de minerais, produtor de
células do sangue, proteção aos órgãos vitais como cérebro, coração fígado, e
suporte para o corpo. No indivíduo adulto podemos encontrar 206 ossos. A coluna vertebral é
formada por 33 vértebras ,
tanto no homem quanto na mulher encontramos 12 pares de costelas.
A união entre os ossos
chama-se articulação ; o
conjunto dos ossos unidos uns aos outros recebe o nome de esqueleto; o esqueleto apresenta várias partes articuladas
que permitem grandes e pequenos movimentos.
A mandíbula é o único osso móvel da cabeça.
Todos os dedos possuem 3 falanges, com exceção do
polegar na mão , e o hálux (
1º dedo do pé) que possuem 2
falanges.
Os músculos são
responsáveis por todos os movimentos
voluntários ( como andar, por exemplo) e involuntários do corpo ( como os batimentos do coração). Nós
temos cerca de 600 músculos.
O sartório e o músculo mais longo do corpo. O quadríceps femoral é o principal
responsável pelo ato de chutar uma bola. Os músculos gastrocnêmio e sóleo são responsáveis por nos manter nas
pontas dos pés.
ÓRGÃOS DO CORPO
Com exceção do cérebro,
todos os demais órgãos vitais do corpo se encontram no tronco. O tronco contém
duas grandes cavidades, separadas por um músculo chamado diafragma. A cavidade superior conhecida como cavidade torácica, contém o coração
e o pulmão. A cavidade inferior , chamada de cavidade abdominal, contém o estômago , os intestinos , o
fígado e o pâncreas, todos tendo papel na digestão de alimentos. Ainda
dentro do tronco, encontram-se os rins e a bexiga, que são parte do
sistema urinário, e os órgãos reprodutivos que contêm as sementes para uma nova
vida.
O coração é um músculo com várias cavidades localizado no
centro do tórax; sua função é bombear
sangue para o corpo, suprindo as células com nutrientes e oxigênio. Uma
parede muscular chamada septo divide
o coração, no sentido do seu comprimento, em 2 lados , direito e esquerdo. Em
repouso o coração bate de 60 a 90 vezes por minuto, mas a
freqüência cardíaca pode atingir mais de 200
batimentos por minuto durante exercício físico, excitação ou em
situações de estresse.
ESPORTES
ATLETISMO – É
chamado de esporte base porque envolve as habilidades naturais humanas de
correr, saltar e lançar. Dessa forma ele é a base para os outros esportes. As competições de atletismo são
realizadas em pistas (corridas) por ex: corrida de 100m, 200m , 400m , 800m
,1500m,100 m ,110m e 400m com barreiras ( 10 barreiras),corridas com
obstáculos, revezamento 4 x 100m,
revezamento 4 x 400 , e em campos ( saltos e lançamentos) por exemplo,
arremesso de peso, lançamento de dardo, disco e martelo, salto em altura, salto
com vara, salto em distância, salto triplo, etc. São na maioria das vezes,
individuais, com exceção de algumas corridas disputadas por equipe, como as
provas de revezamento. Há também provas combinadas como o pentatlo ( 5 modalidades diferentes), e o decatlo ( 10 provas e disputado
em 2 dias ). A mais antiga e famosa
competição de resistência do atletismo é a maratona
( 42 km ).
È uma homenagem a um soldado grego que percorreu os mais de 35 km que separavam as
cidades de Maratona e Atenas, para anunciar a vitória dos Gregos sobre os
Persas. Antigamente os
atletas eram premiados com coroa de
louros e hoje são
premiados com troféus, medalhas e
dinheiro. As vozes de comando são : - aos seus lugares, pronto e o tiro
de largada.
GINÁSTICA – Em
1936, a
ginástica passa a fazer parte do calendário olímpico dividida em 2 categorias: masculina com exercícios de
solo, cavalo com alças, barra fixa, argolas, barras paralelas e salto sobre
cavalo e feminina com exercícios de solo, barras
assimétricas, salto sobre o cavalo e trave de equilíbrio. Na história dos jogos
olímpicos, o grande fenômeno até hoje foi a ginasta romena Nádia Comaneci ( 1ª atleta a receber uma nota 10).
Recordando agora
alguns aspectos importantes para uma aula de ginástica, que você deve ter
estudado em suas aulas de educação física. Temos na aula d ginástica o :
Aquecimento- toda vez que vamos praticar alguma
atividade física , devemos fazer exercícios leves e alongamentos para a
musculatura da região a ser trabalhada por aproximadamente 10 minutos.
Exercícios localizados – devemos alternar o trabalho – ora
pernas, ora braços, ora tórax. O número de repetições varia de acordo com a
condição física de cada um.
Exercícios de relaxamento – devem ser leves, de pouca amplitude,
visando desacelerar a freqüência cardíaca, por exemplo.
Temos alguns princípios do
treinamento físico. ( princípio de sobrecarga, de continuidade, de reversibilidade,
de especificidade e individualidade)
BASQUETE – Foi
inventado nos E.U.A. em 1891,
criado pelo profº James Naismith.
É disputado por 2 equipes de 5 jogadores {2 pivôs (os mais
altos ), 2 alas (bons arremessadores de média e longa distância) e 1 armador (
jogador de menor estatura)} cada uma , cujo objetivo é marcar pontos fazendo a bola entrar na cesta adversária.
Cada cesta marcada durante o jogo vale 2
pontos, podendo também valer 3
pontos quando a bola é lançada na linha dos 6,25 e 1 ponto
quando houver falta do jogador. Temos o passe de gancho, passe picado e passe
de peito e bandeja.
VOLEI - Surgiu nos E.U.A. em 1895, criado por William
C. Morgan. É disputado por duas equipes de 6 jogadores cada uma. A quadra é dividida por uma rede e o
objetivo é passar a bola por cima da rede, fazendo-a cair na quadra adversária.
Cada equipe pode dar 3 toques
na bola antes de passá-la para o adversário. Porém cada jogador só pode tocá-la
uma vez alternadamente. O jogo pode ter de 3
à 5 sets de 25 pontos cada , sendo necessária uma diferença mínima de 2 pontos. Os passes ou
fundamentos são: saque, bloqueio, toque, manchete. A quadra de voleibol tem 9m
de largura e 18m de comprimento.
FUTEBOL –– Surgiu na Inglaterra em 1848. É o esporte
mais popular do mundo, criado por Charles
Miller ( um paulistano que foi estudar na Inglaterra) e trouxe esse
esporte para o Brasil em 1894.
O goleiro só apareceu em 1871,
e o pênalti em 1891. É disputado por duas equipes de 11 jogadores,
cujo objetivo e colocar a bola no gol
da equipe adversária. Cada partida dura 90 minutos, divididos em 2 tempos de 45 minutos , com um intervalo de 15 minutos.
Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – conhecido como Pacaembu
Estádio Jornalista Mário Filho – conhecido como Maracanã
Estádio Cícero Pompeu de Toledo – conhecido como Morumbi
Estádio Palestra Itália – conhecido como Parque Antártica
Estádio urbano Caldeira- conhecido como Vila Belmiro
HANDEBOL – Foi criado por Karl Schelenz em 1919 e chegou
ao Brasil por volta de 1930, e é jogado por 7 jogadores ( contando com o
goleiro), em 2 tempos de 30 min. , numa quadra de 40m de comprimento por 20m de
largura, cujo objetivo é marcar gols, porém com as mãos.
FUTSAL- Ou futebol de quadra como alguns ainda
chamam, é jogado por 5 jogadores, contando com o goleiro e o objetivo é marcar
gols com os pés.
Anorexia – a anorexia nervosa mais comum entre as meninas, caracteriza-se pelo
desejo obsessivo de manter o peso corporal abaixo dos níveis normais para a
faixa etária e a estatura em virtude da preocupação excessiva com a imagem
corporal, que se encontra destorcida, pois pessoas anoréxicas se percebem
gordas apesar da sua magreza. Visando a “magreza” , essas pessoas se mantêm em
jejum por longos períodos e ingerem menos alimentos que o necessário para
manter o balanço energético , além de estimularem compulsivamente o maior gasto
energético possível em sessões de exercícios.
Bulimia- a bulimia
nervosa caracteriza-se por episódios freqüentes de ingestão alimentar em
excesso num curto período de tempo, quase sempre seguidos por jejum , uso
abusivo de laxantes ou diuréticos, vômitos autoinduzidos ou prática compulsiva
de exercícios, numa tentativa de evitar o aumento de peso após o exagero
alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário