quarta-feira, 29 de março de 2017

revisão para alunos do 3º ano Poeta

revisão para 3º ano 
As 5 capacidades do ser humano desenvolvidas durantes as atividades físicas  são: agilidade, flexibilidade, força, resistência e velocidade.
      Para calcular o I.M.C. usamos a seguinte fórmula  __peso _ .
                                                                                       alt. x alt
     Freqüência cardíaca de repouso – medida ao acordar, e freqüência cardíaca máxima é 220 – a idade.
     Ginástica de alto impacto conhecido assim devido os grandes números de saltos e saltitos. Acarretando lesões articulares aos seus praticantes.
     Sintomas da hipertensão:  forte dor de cabeça, tontura, visão turva, dor no peito, ansiedade e sensação de mal estar, então diminua o sal e pratique exercícios.
     Fatores de risco modificáveis ( fumo, sedentarismo, má alimentação , álcool e estresse) e fatores de risco não modificáveis ( hereditariedade, envelhecimento e etnia).
     Diferença entre torneio ( são mais rápidos e podem envolver muitos atletas ou equipes , pois tem caráter eliminatório) e campeonato ( são mais longos, e todos os participantes se enfrentam pelo menos uma vez).
     Elaboração de uma tabela de eliminatória simples (as equipes se enfrentam apenas 1 vez) usa a seguinte regra para saber quantos jogos acontecerão, subtraia 1 do nº de equipes. Ex: 4 equipes – 1 = 3 jogos
                                                                                            ___________
                                                                                          _______1____]------------
                                                                                          _____________         3     ]------------------
                                                                                           ______2_____]------------
     Elaboração de uma tabela de rodízio ( todos jogam contra todos) com nº ímpar : 9 todas as equipes trocam de lugar na tabela. A fórmula para saber o nº de jogos é a seguinte: nº de equipe vezes quantas vezes irá jogar e o resultado  divide por 2. Ex : 5 eq. X 4 vezes = 20 dividido por 2 = 10 jogos , conte os jogos abaixo e confirme.
1ª rodada             2ª rodada            3ª rodada               4ª rodada                5ª rodada
     1                          5                           4                             3                            2
5   x    2             4     x    1             3       x      5            2      x    4             1      x      3
4   x    3             3     x    2             2       x      1            1      x    5             5      x      4
  
  Elaboração de uma tabela de rodízio com nº par: mantém o nº 1 no lugar  .
1   x   2                  1   x   4                    1   x   3          4 eq. X 3 = 12 dividido por 2 = 6 jogos
4   x   3                  3   x   2                    2   x   4



SISTEMA ÓSSEO E MUSCULAR

     Os ossos são tecidos que desempenham várias funções tais como reservatório de minerais, produtor de células do sangue, proteção aos órgãos vitais como cérebro, coração fígado, e suporte para o corpo. No indivíduo adulto podemos encontrar 206 ossos. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras , tanto no homem quanto na mulher encontramos 12 pares de costelas.
     A união entre os ossos chama-se articulação ; o conjunto dos ossos unidos uns aos outros recebe o nome de esqueleto; o esqueleto apresenta várias partes articuladas que permitem grandes e pequenos movimentos.
     A mandíbula é o único osso móvel da cabeça.
     Todos os dedos possuem 3 falanges, com exceção do polegar na mão , e o hálux ( 1º dedo do pé) que possuem 2 falanges.
     Os músculos são responsáveis por todos os movimentos voluntários ( como andar, por exemplo) e involuntários do corpo ( como os batimentos do coração). Nós temos cerca de 600 músculos.
     O sartório e o músculo mais longo do corpo. O quadríceps femoral é o principal responsável pelo ato de chutar uma bola. Os músculos gastrocnêmio e sóleo são responsáveis por nos manter nas pontas dos pés.

ÓRGÃOS DO CORPO
     Com exceção do cérebro, todos os demais órgãos vitais do corpo se encontram no tronco. O tronco contém duas grandes cavidades, separadas por um músculo chamado diafragma. A cavidade superior conhecida como cavidade torácica, contém o coração e o pulmão. A cavidade inferior , chamada de cavidade abdominal, contém o estômago , os intestinos , o fígado e o pâncreas, todos tendo papel na digestão de alimentos. Ainda dentro do tronco, encontram-se os rins e a bexiga, que são parte do sistema urinário, e os órgãos reprodutivos que contêm as sementes para uma nova vida.
     O coração é um músculo com várias cavidades localizado no centro do tórax; sua função é bombear  sangue para o corpo, suprindo as células com nutrientes e oxigênio. Uma parede muscular chamada septo divide o coração, no sentido do seu comprimento, em 2 lados , direito e esquerdo. Em repouso o coração bate de 60 a 90 vezes por minuto, mas a freqüência cardíaca pode atingir mais de 200 batimentos por minuto durante exercício físico, excitação ou em situações de estresse.

ESPORTES

ATLETISMO – É chamado de esporte base porque envolve as habilidades naturais humanas de correr, saltar e lançar. Dessa forma ele é a base para os outros esportes. As competições de atletismo são realizadas em pistas (corridas) por ex: corrida de 100m, 200m , 400m , 800m ,1500m,100 m ,110m e 400m com barreiras ( 10 barreiras),corridas com obstáculos,  revezamento 4 x 100m, revezamento 4 x 400 , e em campos ( saltos e lançamentos) por exemplo, arremesso de peso, lançamento de dardo, disco e martelo, salto em altura, salto com vara, salto em distância, salto triplo, etc. São na maioria das vezes, individuais, com exceção de algumas corridas disputadas por equipe, como as provas de revezamento. Há também provas combinadas como o pentatlo ( 5 modalidades diferentes), e o decatlo ( 10 provas e disputado em 2 dias  ). A mais antiga e famosa competição de resistência do atletismo é a maratona ( 42 km). È uma homenagem a um soldado grego que percorreu os mais de 35 km que separavam as cidades de Maratona e Atenas, para anunciar a vitória dos Gregos sobre os Persas. Antigamente os atletas eram premiados com coroa de louros e hoje são premiados com troféus, medalhas e dinheiro. As vozes de comando são : - aos seus lugares, pronto e o tiro de largada.

GINÁSTICA – Em 1936, a ginástica passa a fazer parte do calendário olímpico dividida em 2 categorias: masculina com exercícios de solo, cavalo com alças, barra fixa, argolas, barras paralelas e salto sobre cavalo e feminina com exercícios de solo, barras assimétricas, salto sobre o cavalo e trave de equilíbrio. Na história dos jogos olímpicos, o grande fenômeno até hoje foi a ginasta romena Nádia Comaneci ( 1ª atleta a receber uma nota 10).
       Recordando agora alguns aspectos importantes para uma aula de ginástica, que você deve ter estudado em suas aulas de educação física. Temos na aula d ginástica o :
Aquecimento- toda vez que vamos praticar alguma atividade física , devemos fazer exercícios leves e alongamentos para a musculatura da região a ser trabalhada por aproximadamente 10 minutos.
Exercícios localizados – devemos alternar o trabalho – ora pernas, ora braços, ora tórax. O número de repetições varia de acordo com a condição física de cada um.
Exercícios de relaxamento – devem ser leves, de pouca amplitude, visando desacelerar a freqüência cardíaca, por exemplo.

Temos alguns princípios do treinamento físico. ( princípio de sobrecarga, de continuidade, de reversibilidade, de especificidade e individualidade)

BASQUETE – Foi inventado nos E.U.A. em 1891, criado pelo profº James Naismith. É disputado por 2 equipes de 5 jogadores {2 pivôs (os mais altos ), 2 alas (bons arremessadores de média e longa distância) e 1 armador ( jogador de menor estatura)} cada uma , cujo objetivo é marcar pontos fazendo a bola entrar na cesta adversária. Cada cesta marcada durante o jogo vale 2 pontos, podendo também valer 3 pontos quando a bola é lançada na linha dos 6,25 e 1 ponto quando houver falta do jogador. Temos o passe de gancho, passe picado e passe de peito e bandeja.

VOLEI -  Surgiu nos E.U.A. em 1895, criado por William C. Morgan. É disputado por duas equipes de 6 jogadores cada uma. A quadra é dividida por uma rede e o objetivo é passar a bola por cima da rede, fazendo-a cair na quadra adversária. Cada equipe pode dar 3 toques na bola antes de passá-la para o adversário. Porém cada jogador só pode tocá-la uma vez alternadamente. O jogo pode ter de 3 à 5 sets de 25 pontos cada , sendo necessária uma diferença mínima de 2 pontos. Os passes ou fundamentos são: saque, bloqueio, toque, manchete. A quadra de voleibol tem 9m de largura e 18m de comprimento.

FUTEBOL– Surgiu na Inglaterra em 1848. É o esporte mais popular do mundo, criado por Charles Miller ( um paulistano que foi estudar na Inglaterra) e trouxe esse esporte para o Brasil em 1894. O goleiro só apareceu em 1871, e o pênalti em 1891. É disputado por duas equipes de 11 jogadores, cujo objetivo e colocar a bola no gol da equipe adversária. Cada partida dura 90 minutos, divididos em 2 tempos de 45 minutos , com um intervalo de 15 minutos.

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – conhecido como Pacaembu
Estádio Jornalista Mário Filho – conhecido como Maracanã
Estádio Cícero Pompeu de Toledo – conhecido como Morumbi
Estádio Palestra Itália – conhecido como Parque Antártica
Estádio urbano Caldeira- conhecido como Vila Belmiro

HANDEBOL –  Foi criado por Karl Schelenz em 1919 e chegou ao Brasil por volta de 1930, e é jogado por 7 jogadores ( contando com o goleiro), em 2 tempos de 30 min. , numa quadra de 40m de comprimento por 20m de largura, cujo objetivo é marcar gols, porém com as mãos.

FUTSAL-  Ou futebol de quadra como alguns ainda chamam, é jogado por 5 jogadores, contando com o goleiro e o objetivo é marcar gols com os pés.

Anorexia – a anorexia nervosa mais comum entre as meninas, caracteriza-se pelo desejo obsessivo de manter o peso corporal abaixo dos níveis normais para a faixa etária e a estatura em virtude da preocupação excessiva com a imagem corporal, que se encontra destorcida, pois pessoas anoréxicas se percebem gordas apesar da sua magreza. Visando a “magreza” , essas pessoas se mantêm em jejum por longos períodos e ingerem menos alimentos que o necessário para manter o balanço energético , além de estimularem compulsivamente o maior gasto energético possível em sessões de exercícios.
Bulimia- a bulimia nervosa caracteriza-se por episódios freqüentes de ingestão alimentar em excesso num curto período de tempo, quase sempre seguidos por jejum , uso abusivo de laxantes ou diuréticos, vômitos autoinduzidos ou prática compulsiva de exercícios, numa tentativa de evitar o aumento de peso após o exagero alimentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário