segunda-feira, 22 de maio de 2017

Logos - 7º, 8º e 9º anos Para você não perder a postura! para o dia 01/06

Para você não perder a postura!

O corpo pode assumir centenas de posições diferentes. É só imaginar o que fazemos o dia inteiro, a quantidade de brincadeiras que realizamos. Na Educação Física, por exemplo, cada modalidade esportiva exige uma posição corporal particular. Veja no atletismo, que acabamos de estudar. Depen-
dendo do tipo de salto (em distância, em altura, com vara ou triplo), o corpo assume posições diferentes em cada fase do movimento. E os adultos, durante as tarefas do dia a dia e no trabalho, têm posturas específicas, chamadas posturas ocupacionais (posturas de trabalho).
Exatamente porque o corpo tem de assumir tantas posições diferentes é que os prejuízos posturais podem aparecer. Às vezes, realizamos movimentos incorretos por muito tempo, sem perceber os riscos que corremos.
Para você entender melhor, observe as três posturas básicas do corpo humano: a posição deitada, a posição sentada e a posição em pé. Aprenda os cuidados que devemos ter em cada uma dessas posições.

Posição deitada
A posição deitada é também chamada de decúbito e, normalmente, está relacionada ao repouso.
Podemos dormir de diversas maneiras:
- em decúbito ventral (barriga para baixo),

- em decúbito dorsal (barriga para cima)

- ou em decúbito lateral (deitado de lado).

Porém, algumas dessas posições são mais prejudiciais do que outras.

O decúbito ventral não é recomendado,pois traz sérios prejuízos ao pescoço.

O decúbito dorsal pode ser adotado com alguns cuidados. O travesseiro não deve ser alto e recomenda-se usar um outro travesseiro sob os joelhos para deixá-los semiflexionados, acomodando melhor a região lombar.
Dessa maneira, as costas ficam totalmente encostadas no colchão.

O decúbito lateral também requer cuidados. Usar um travesseiro para apoiar o joelho da perna que está por cima alivia as tensões das costas e deixa o corpo mais relaxado. As figuras a seguir mostram duas posições deitadas em decúbito lateral. Compare as duas e tenha especial atenção à posição que é mais
saudável e confortável para você. Cuidado para não transformar uma boa postura em uma postura ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário